Visitantes

Nós temos 5 visitantes online

design by A.Coutinho - powered by Joomla!
Problemas na visualização?
copyright © 2011, A.Coutinho - Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem autorização expressa.
HTML Válido! - CSS Válido!

Início - Diário - Décimo nono dia [02/09/2011]

 

Diário de bordo

Acompanhamento diário da Expedição.

Décimo nono dia [02/09/2011]

Postado por Alvaro Coutinho
Alvaro Coutinho
Alvaro Coutinho ainda não preencheu sua biografia
Usuário está offline
em Sáb, 03 Setembro 2011 em Diário

Saimos de Araguanã bem cedo, um pouco antes das oito horas, imediatamente após a rotina de partida de todos os dias. Xambioá estava a pouco mais de vinte quilômetros à frente, mas o vento fez com que a viagem durasse mais que o desejado. Banzeirava bastante, quando avistamos as torres em cima de um morro, indicando o rumo onde estava a cidade tocantinense. Chegamos por volta de dez e meia. Para nossa total alegria, há conexão para os celulares e a Internet. Foi possível atualizar o site até 01 de setembro, além de dar notícias aos familiares.

Talvez, nosso maior problema até aqui tem sido a comunicação. Possivelmente um erro estratégico nosso, ao não providenciar aparelhos com chips de todas as operadoras possíveis, ou obter um desses equipamentos via satélite, que permitem estar conectado a todo instante, com boa qualidade. As pouquíssimas localidades onde conseguimos conexão ofereciam velocidade e estabilidade péssimas. Nem pensar em fazer upload de imagens ou vídeo. Mal e porcamente conseguimos atualizar texto, no servidor do site. São os percalços que enfrenta uma expedição que não tenha gordos patrocínios empresariais ou governamentais.

Almoçamos em Xambioá e por lá também abastecemos combustível e água potável. O Chicão, que inicialmente viria só até aqui, de repente se animou a continuar até Marabá. Contudo, ainda seria necessário contratar um guia para poder prosseguir. Tínhamos pela frente o que sabíamos ser o pior trecho de toda a viagem. As temidas corredeiras e cachoeiras de Santa Izabel.

Chicão fez contato com um conhecido guia local e assim foi possível contarmos com um dos, senão o, melhores piloteiros de Xambioá, o Juarez. O nome completo dele é Juarez Sousa Matos, e demonstrou na prática que faz justiça à fama. Conhecedor profundo do rio naquele trecho perigoso, só concordou em guiar-nos se levasse também a canoa dele, para dividir a carga do barco. "Com o peso que vocês levam e a potência de motor que tem, não passam", disse ele categórico. E assim foi feito. Passamos eu e o Paladini para a canoa dele, e ainda boa parte da carga. Tudo arranjado, saímos de Xambioá por volta de 13:30h.

Daí para frente a paisagem muda de forma abrupta. Morros altos com penhascos e pedreiras fazem as margens do rio. O Araguaia vai aos poucos sumindo em verdadeiros corredores de pedra basaltica escura. A sensação de descida é incrível e as águas correm de forma vertiginosa em alguns pontos críticos. A tensão se eleva entre nós, talvez pelo desconhecimento do que vem pela frente. Juarez é o único que segue firme e tranquilo, pilotando a canoa com maestria e em boa velocidade entre pedras, corredeiras e rebojos fortíssimos. Passamos as corredeiras de São Miguel e, já com umas duas horas de viagem chegamos ao lugar conhecido como São José dos Martírios, onde o Juarez fez uma parada, para nos mostrar estranhas figuras e símbolos rupestres, gravados na pedra dura e escura. Imagens que impressionam. O lugar fica fronteiro à sede de uma imponente fazenda, dotada de edificações belas, ainda que vistas à distância, inclusive com hangar e pista de pouso asfaltada. Segundo nosso guia, a propriedade pertence a um abastado cidadão de Araguaína (TO).

Após a breve parada, e devidas imagens gravadas, seguimos para a temida Santa Izabel, agora a não mais que uns quinze minutos de viagem, à frente. Já na passagem de São Miguel, o Paladini vinha alertando para o fato de o Chicão, que vem no piloto da Muiraquitã, estar muito distante. "Do jeito que ele vem, corre o risco de não ver por onde estamos passando, e acabar batendo em alguma pedra ou entrando em lugar errado", argumentou com toda a razão. Juarez por várias vezes reduziu a marcha, para que a Muiraquitã pudesse estar próxima, e assim terminamos chegando na entrada das Corredeiras de Santa Izabel. Eram um pouco mais de 16:00h, quando começamos a descida das temidas quedas.

Até onde pude observar, nenhum de nós, da Expedição, aparentava estar com medo. Havia alguma tensão, isso era inegável, mas a sensação dominante era de vibração; entusiásmo mesmo.

O panorama é um show sensitivo; visual, auditivo e impactante. O som das águas revoltas, a espuma branca das quedas e cortes nas pedras, os muitos e inúmeros canais estreitos, as profundidades insondáveis que podíamos apenas imaginar... o Araguaia saía dos até mais de mil e quinhentos metros de largura que já haviamos presenciado em alguns lugares, para apenas 10 metros, no canal navegável de Santa Izabel. É um espetáculo para o qual faltam palavras adequadas, para descrever. É preciso sentir; viver!

No final do trecho, o lugar conhecido como "três passagens falsas" a natureza nos reservava um espetáculo impressionante: ver as quedas d'água a menos de cinco metros de distância. Ali, segundo o guia Juarez, caso o piloto errasse a entrada por onde passar fatalmente perderia, no mínimo, a embarcação. Um último desnível espetacular, a abertura correta para passar, e pronto. Santa Izabel ficara para traz. Ainda haviam mais algumas pedras e trechos rápidos, mas eram coisa "pra criança", no dizer do bom Juarez. Ali, recebeu seu pagamento, despediu-se de todos nós e arrepiou caminho, de volta, por dentro da impressionante série de corredeiras e cachoeiras que parecia conhecer tão bem.

Com certeza saimos impressionados com a pujança do fenômeno geográfico e geológico que presenciamos e pelo qual estivemos envolvidos, mas um fato inusitado deu a nota jocosa que nos fez rir um bocado. O Chicão, que antes vinha falando em parármos em uma praia qualquer, no últimos metros da Santa Izabel, com o objetivo de pescarmos um Jaú, abundante naquele sítio, de repente mudou de opinião e parecia desejar ardentemente colocar a maior distância possível entre seu posto de piloto e as temidas quedas d'água.

Ainda passamos no pequeno patrimônio de Santa Izabel, TO, onde conseguimos adquirir gelo de uma simpática Senhora, e, já com a hora vencendo, buscamos uma praia onde acampar e passar a noite. Eram quase 18:15h.

Tivemos que empurrar barco na rasura, até achar um local razoável, mas por fim, pudemos armar nossas barracas e, comendo um cozido de Bargada, preparado pelo Chicão, comentar e nos divertir com as peripécias desse longo dia, o décimo nono de nossa aventura.

 

Veja imagens relativas ao décimo nono dia da viagem.

 

TAGs: Sem TAGs

Comentários

Para fazer um comentário, você precisa estar conectado. Clique AQUI e faça seu login.
Powered by EasyBlog for Joomla!